05/05/2012

TAKE A TRIP! - GRAMADO

AaahhH se finais de semana fossem mais compridos...eu iria desejar fazer uma viagem em cada um deles!
O post Take a Trip desta semana vai convidá-los a conheceeeeer....: GRAMADO!

Para mim, a cidade é sinônimo de chocolate, para muitos é Lua de Mel, para os fissurados em cinema, Festival, para a maioria, Natal Luz... A verdade é que Gramado é tudo isso e muito mais!
A cidade localiza-se no oeste do Rio Grande do Sul e é uma das mais frias do país, estando a 830m acima do nível do mar! Clima Europeu, também por conta de seus habitantes. A maioria deles são descendentes de italianos e alemães. Isso é perceptível também pela arquitetura do local, que por si só, já resulta em muitas fotos! Arrumem as malas e montem o seu cronograma: hora de viajar!



Alguns dos pontos turísticos da cidade são os parques: Parque do Lago Negro, onde há diversas apresentações no período do Natal Luz, Parque Knorr, onde tem a Aldeia do Papai Noel e o Parque Joaquina Rita Bier que fica na entrada da cidade. O Parque Knorr é uma ótima opção para crianças e todos que adoram mimos natalinos. Lá tem uma fábrica de brinquedos, e um mirante, de onde se vê o Vale do Quilombo. É simplesmente lindo! Para os que apreciam carros, não deixem de ir no Hollywood Dream Cars. Além de ser um museu de carros antigos e de luxo, você pode alugar um desses para dar umas voltinhas na cidade, que tal?!

O Festival de Cinema acontece em agosto, este ano de 10 a 18, e deixa a cidade sempre lotada de celebridades. É uma mostra internacional, mas que dá uma atenção especial para o cinema brasileiro e da América Latina. Um dia estarei lá.Duas outras festas são famosas por lá: A Festa da Colônia, que mostra bem a cultura alemã e italiana, e o Festival de Turismo de Gramado. Afinal, esta é uma cidade que depende mais que diretamente dele.



Canela, que é do ladinho de Gramado, não pode ficar fora de roteiro. A primeira parada se chama Cascata do Caracol, com queda livre de 131m. Ela fica em um parque, no qual há um teleférico para apreciar a vista do local. Voltando da Cascata, existe o Castelinho Caracol. Este é uma residência de 1913 construída apenas através de madeiras de encaixe, sem a utilização de um prego sequer. Estando lá, aproveite para provar a torta de maça servida na casa de chá (dizem ser a melhor da região), e passear pelo bosque, onde há um riacho ao fundo.
Além de outros parques com trilhas e mirantes, como o Alpen Park (que o Espia Lá indica), a cidade possui o Mundo a Vapor. É fácil de achar, tem simplesmente um Trem saindo de uma janela, tombado até o chão. Na verdade, é uma representação de um acidente que ocorreu em Paris. O espaço é um museu que conta a história da industrialização, cheio de miniaturas de fábricas. Vale a pena conferir.


Agora, o que não pode faltar no cronograma desta viagem: RAFTING! A JM Rafting é uma das empresas que fornece esta aventura para os turistas, com duração de 4h e diversão garantida!
E o tal do chocolate?! Hmm.. fico com água na boca só de pensar. A marca mais famosa, com certeza é a Caracol, mas não sei definir qual é a mais gostosa: Florybal, Lugano, Planalto, Do Parke... Algumas oferecem lojas temáticas e até visitação na fábrica...O mais legal é que todas oferecem amostras grátis, então não deixem de experimentar! (hahaha, mão fechada.com). Uma dica: deixem espaço na mala, pois com certeza você vai querer levar vários para casa!

Bom, já que a gastronomia não se resume a chocolate, o blog indica mais três restaurantes. Pra começar um café colonial no Gramado Café Colonial, mas que eu prefiro tomar no final da tarde. No almoço, um festival de galetos e massas no Galeto Mamma Mia e por fim, jantar com direito a fondue no Almoretto!

Ah, lá tem hoteis para todos os gostos, mas uma dica: reservem meses antes, pois a cidade tem atrações o ano inteiro, por isso está sempre cheia!


E ai espiões, já foram pra Gramado/Canela? O que acharam? Tem vontade de ir?! Contem pra gente!

Abraços!


1 comentários:

Nossa adorei o post. Já fui uma vez para Gramado/Canela, mas não sabia do rafting. Com certeza na proxima ida eu vou fazer rafting ;).
Uma coisa que fiz e gostei foi o tur de jardineira, muito legal para conhecer a cidade e a historia da mesma.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More