19/05/2012

TAKE A TRIP: INHOTIM!




Bom, Inhotim na verdade não é uma cidade né (uma vez que os posts "Take a Trip" são sobre cidades..ou eram, enfim...), MAS É UM SUPER PONTO TURÍSTICO!

É um museu, inaugurado em 2004, a céu aberto, e que fica em Brumadinho (MG), à 60km da capital. Foi eleito em 2010, pelo Guia Quatro Rodas a "ATRAÇÃO DO ANO", então, eu só posso estar falando de coisa booooa e bem conceituada né?!
É uma mistura de paisagens naturais belíssimas, com parque, arquitetura, pintura, esculturas, etc. em uma área de 300 hectares. Ah, e tem uma diversa programação cultural, incluindo musica, danças, teatro, oficinas...Sempre algo diferente acontecendo!
Tire um dia inteiro para desfrutar deste lugar, afinal, lá também tem lanchonetes e restaurantes, apesar dos preços serem um pouco elevados... pelo menos para nós estudantes! rsrs
Hélio Oiticica
Conheci o Museu em 2009, quando fui pra BH em um encontro de arquitetura e acho que foi o passeio mais interessante que fiz por lá... a cada passo pelos caminhos tortuosos, uma surpresa... E olha, que o espaço é super grande, então tem muito o que acrescentar lá ainda... Como dizem: é um   museu em constante transformação! Preparem as pernas, porque a gente anda "bastantinho" por lá.
O paisagismo é algo que marca mesmo neste local, e foi totalmente inspirado nas obras de Burle Marx, e tem uma variedade incrível de plantas nativas e outras que se adaptam bem ao ambiente...

Galeria Adriana Varejão
O edifício que mais me chamou atenção com certeza foi a Galeria Adriana Varejão, do arquiteto paulista Rodrigo Lopez. Uma grande caixa de concreto, que esconde grandes obras desta artista plástica. Preservando a topografia, têm-se o acesso por baixo da caixa e também através da cobertura, ou terraço, que leva à outros lugares dentro do parque. Aliás, neste terraço consegue-se ver grande parte de Inhotim... é super legal! Quando eu fui, só tinha esta galeria com acesso ao terraço, mas agora existe o do Centro Educativo Burle Marx, que apareceu na  Revista AU no mesmo ano. 
Jarbas Lopes 
"Nessa nova versão da escultura-chave de Yayoi Kusama, de 1966, 500 esferas brilhantes de aço    inoxidável flutuam nos espelhos d’água da cobertura do recém-inaugurado Centro Educativo Burle Marx, em Inhotim. Esta obra matricial da arte feminista é uma escultura em grande formato que, no entanto, se desmaterializa, movendo-se organicamente em reação ao vento e refletindo a natureza ao seu redor". 
É, são tantas e tantas coisas, que as vezes a gente esquece do que já viu... Mas tem sempre aquelas que marcam.  

True Rouge
Edgard de Souza



       




    
E o ingresso né?! Para visitar o museu, é mais fácil comprar pela internet, pelo menos agiliza: http://htticket.com.br/inhotim/. Nas terças-feiras é de graça galeris! Nos finais de semana R$28,00 inteira e de quarta e quinta R$20,00. 
Ah, não posso esquecer de dizer: tem transporte direto de BH pra lá nos finais de semana, e dentro do parque existe também um ônibus, mas este você paga à parte do ingresso. 

Aproveitem o espaço! Um bom final de final de semana pra vocês! 


1 comentários:

Saudade desse lugar.. eu quero voltar láá :D

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More