28/05/2012

Vivendo no Rio... (Parte III)


Pois é dia de falar de..PROJAC! Aposto que muitos já quiseram visitar este lugar, não é?! Bom, pelo menos eu sempre quis saber como realmente era lá dentro. Da primeira vez que fui pro Rio, mandei vários emails para a Rede Globo perguntando a respeito das visitas à Central Globo de Produção, e a resposta era sempre a mesma: negativa, claro. 
O curso que eu estava fazendo na CAL era apenas de sábado, então, o que fazer no resto da semana?! Por que não aproveitar para fazer figuração? Só não sabia como agir para conseguir isso né. Precisávamos de uma agência, e consegui o contato de um produtor com a Zayra, nossa colega de "pensão/república". 
Gente, foi uma semana inteirinha ligando (e ligando, e ligando...) pedindo para fazer figuração, e nada. Até que Kaio, Vinicius e Nelson decidiram ir até a Projac tentar alguma coisa, e me convidaram (OBRIGADA seus lindos). 
Nunca vi percurso mais longo!! Eu estava  na Central do Brasil e eles me buscaram de carro lá. Achei que sabiam chegar até a Central Globo, além de estarem com o GPS, mas deem uma olhada no nosso pequeno trajeto (ao lado). 

Trêêês horas depois (sem exagerar), chegamos e a única coisa que conseguimos, como imaginei, foram os nomes de vááárias agencias que fazem figuração na Globo. Mas na saída, encontramos um produtor que logo arranjou trabalho para mim!
Na quarta-feira, ao meio dia eu estava de volta à PROJAC e finalmente eu iria entrar! DUAS LONGAS HORAS NA RECEPÇÃO, até que consegui pisar lá dentro! Então vocês imaginam o sorriso de orelha a orelha... Foram 6 dias de figurações, por 3 agências diferentes!

O QUE EU APRENDI COM AS FIGURAÇÕES:

Zerinho e Mais Importante. Não faça figuração em um mesmo produto (novela, seriado, série...) por produtora diferente! É PECADO!
1. Você precisar dedicar 12h do seu dia para eles! É, o seu dia inteiro mesmo! Se passar deste horário e você ainda estiver gravando...daí é conversar com a produtora para receber seus aditivos ou sei lá o que... não tive esse problema. =D
2. Nessas 12 horas, nem 1/3 disso você vai passar gravando! Pode crêr, ache um espacinho, sente e espere! Simples assim! E esperar cansaa!
3. Nesse tempo de espera, o que acontece? Você faz amizades! E nas conversas, fica descobrindo o que aconteceu em outras gravações e etc (que ator é esnobe, que atriz é bacana...)
4. É proibido sair por ai contando o que vai acontecer na novela, ok!? Mas... a gente sempre acaba soltando alguma coisinha! Pelo menos assim: 
Eu: "Mãe, vou aparecer na cena em que a Nicete Bruno está falando do Baile da 3º idade"
(aquela emoção de dizer que vai aparecer na televisão, nem que for esse pouquinho ai:) 

6. Figurante não tem vez. E almoça em local separado dos atores. Salvo exceções de gravações externas.
7. Gravações externas são fora da Projac. Dai tem as de estúdios, onde figuração é pouca, e as das cidades  cenográficas. Olha as que eu fiz em estúdios (que são super mega grandes e até assusta com a quantidade de equipamentos):

Vida da Gente - clique aqui para ver a cena!
Fina Estampa - Clique aqui para ver a cena!

8. Nas 12 horas de trabalho, ou você ganha almoço, ou você ganha janta. E dai um lanchinho que pode ser seu café-da-manhã ou sua ceiaa da madrugads. Durante as gravações, tem água e, se der sorte, frutas.
9. Não se anime quando ficar do lado da atriz da cena ou bem em frente à câmera. Você nunca vai aparecer do jeito que imaginou... Tipo nessa cena:

Vida da Gente - clique aqui para ver a cena!

Amor Eterno Amor
Apesar de alguns pontos negativos, fazer figuração é bem bacana! Não dá pra viver disso, mas é um dinheirinho a mais, caso precise. E bom, você pode ter a chance de conversar com alguns atores, como foi o caso, quando eu e as meninas conversamos com o Paulo Betti, ou quando elas conversaram com a Fernanda Souza e etc... Além de conhecer lugares bacanas, como aconteceu quando gravei para Amor Eterno Amor (foto ao lado) e Avenida Brasil! E mais: maquiagem e cabelo de graça, always! (Tirando nos capÍtulos finais de novela, que estão todos apressados e você vai estar sempre ótima sem maquiagem - AHAM!)

E ainda, apesar de ESTAR CLARO que fotos são proibidas dentro da Central, tem horas que a gente dá um jeitinho:
Para fazer invejinha =p

UFA! PARABÉNS PARA QUEM CHEGOU ATÉ AQUI!
E olha que eu nem falei tudo sobre as figurações....

ABRAÇOO ESPIÕES LINDOOOS! ;)


Perdeu as postagens anteriores sobre my adventure no Rio?! Não deixe de ler:
Vivendo no Rio (Parte I)
Vivendo no Rio (Parte II)

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More