29/08/2012

Jogos Paraolímpicos de Londres 2012

A euforia dos Jogos Olímpicos já passou e a TV não fala mais disso. Só que neste dia 29 começa os Jogos Paraolímpicos, e muita coisa vai rolar. Até dia 12 de setembro, serão disputadas 21 modalidades diferentes, e o Brasil tem muitas e muitas chances de medalhas. É de praxe o país conquistar muito mais medalhas nesta competição, e em Pequim mesmo, foram 47 medalhas, sendo 16 de ouro (9º posição no quadro de medalhas)! 
Aliás, em Guadalajara, no Parapan  de 2011, o Brasil ficou em 1º lugar no quadro geral de medalhas, isto é, na frente dos Estados Unidos. E a diferença era de 65 medalhas!


Este ano nossa nação conta com 182 atletas, na briga pelo pódio em 18 modalidades. Além deles e com eles, estão mais 136 profissionais envolvidos.

Você conhece a história dos jogos paraolímpicos? E nossos atletas de destaque? A cada post, um pouco de atletas que com certeza serão sucesso em Londres.

Primeiramente falarei dos atletas da natação, esporte que sempre tem destaque no início dos jogos. Você já deve ter ouvido falar de Clodoaldo Silva. Ele é o maior medalhista paraolímpico de natação, com 13 no total.  Clodoaldo, que nasceu em 1979, teve paralisia cerebral durante o parto, e descobriu a natação no seu processo de reabilitação, em 1996. Desde então, não parou mais. Nesta competição disputará os 50m livre, 100m livre, 200m livre e 50m borboleta. Para saber um pouquinho mais sobre ele, clique aqui.



Na cola dele, está o nadador Daniel Dias: "Em 2009 Daniel Dias recebeu o troféu Laureus, espécie de "Oscar do Esporte", como melhor atleta paraolímpico de 2008. Ele conquistou nove medalhas conquistadas durante os Jogos Paraolímpicos de Pequim. Em 2008, Daniel Dias já havia sido indicado para o mesmo prêmio. Até então, apenas três outros brasileiros haviam recebido este prêmio: Pelé (Futebol, 2000), Ronaldo Fenômeno (Futebol, 2003) e Bob Burnquist (Skateboarding, 2002)". Este ano, estará competindo em apenas 8 modalidades, mas vamos torcer então por 8 medalhas. Seu site Oficial é: http://www.danieldias.esp.br/. Também em 8 modalidades está André Brasil, que é patrocinado pela Samsung (L). "Em 2005 Andre entrou para o esporte Paralímpico e começou a competir com atletas com deficiência. Em sua primeira competição quebrou um recorde Mundial, na segunda outro, e na terceira mais outro recorde". Foi considerado inelegível para o esporte, mas se reergueu com apoio da família, amigos e Comitê Paraolímpico Brasileiro. "Com seus passos “mancos”, mas firmes, que sabem onde querem chegar, Andre não enxerga limites, só possibilidades". Veja mais sobre ele em: http://www.andrebrasil.com/.

Vamos torcer muito por eles, que já são grandes vencedores.


PARA ACOMPANHAR OS JOGOS, NA ÍNTEGRA, INDICO: http://www.paralympic.org/

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More